Projeto Cordel na Feira realiza sua reabertura em 2019 com o lançamento do Cordel “Dicionário Cearense” de autoria da aluna Maria Fernanda, da Escola Patativa do Assaré.


Na manhã da segunda-feira, do dia 22 de abril de 2019 aconteceu no espaço do Calçadão Público de Assaré a reabertura do projeto Cordel na Feira de Assaré. Projeto esse que já lançou 35 cordéis de diferentes cordelistas de Assaré e região amantes da Literatura Popular, cultura e arte local.
Nesta edição de relançamento tivemos o belíssimo cordel da poetisa Maria Fernanda, da comunidade da Lagoa de São José, município de Assaré e estuda na Escola Patativa do Assaré, localizada na Serra de Santana. O cordel traz em sua mensagem principal as diferentes formas de falar e de se expressar do povo cearense, foi assim que nasceu a ideia da poetisa Maria Fernanda de criar o seu Cordel “O Dicionário Cearense”, ela brinca com as palavras para falar da linguagem de sua gente, e com humor e amor o tornou especial.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Evanderto Almeida que sempre participa do projeto Cordel na Feira e dos demais projetos organizados pela gestão, através da Secult Assaré, o Secretário Vavá Gois e toda equipe da secretaria. Os professores e alunos da Escola Patativa do Assaré também vieram prestigiar o lançamento do cordel de sua colega e cordelista, entre  os professores presentes esteve o Professor Júnior Vieira, grande incentivador para a produção de cordéis de alunos na escola serrana com um projeto de incentivo a literatura de cordel, que juntos com a Secult Assaré e o SESC Crato fizeram essa importante parceria com o lançamento de mais um cordel para o projeto.

Várias escolas com seus professores e alunos assistiram o relançamento do projeto para este ano de 2019 como: Escola Raimundo Moacir de Alencar Mota(Sede), Escola Antonio Ângelo (Serra de Santana) e Escola Batista de Assaré que além de assistiram ao lançamento do cordel receberam um exemplar do mesmo e puderam ver de perto as apresentações de vários artistas da nossa terra, que fizeram um lindo show cultural em plena feira livre de Assaré.

Participaram do momento cultural o Poeta Daniel Gonçalves, o violeiro Mané do Cego, os sanfoneiros Raimundinho do Juá, Adão, Zé Neto, Antonio Saturnino, Tadeu da Serra, e muitos outros músicos do nosso querido Assaré.
O projeto além de seu momento na praça também atende os autores com a distribuição de uma boa quantidade de cordéis para os mesmos, boa parte fica na escola, onde será distribuído para as escolas e instituições do município de Assaré, como também terá o seu cordel hospedado na plataforma “Cordel On Line” no site da Secult Assaré.

ACESSE DEZENAS DE FOTOS DO EVENTO CLICANDO NO LINK ABAIXO: