Em um ano, doações às entidades filantrópicas cresceram mais de 600%, aponta Receita Federal Juazeiro do Norte




_Mesmo assim, fica claro que o município tem potencial para doar quase dois milhões de reais às instituições sociais, como o IACC, em Barbalha, que apoia crianças e jovens com câncer no Cariri_
De 2017 para 2018, a destinação dos 3% do imposto devido para projetos sociais, no Cariri cearense, saltou de 15 mil para quase 89 mil reais. Para o auditor da Receita Federal Juazeiro do Norte, Marcos Alexandre, “o potencial doador no Cariri é alto, chega a quase 1,9 milhão, mas muito contribuinte ainda não destina o recurso permitido pelo governo ao terceiro setor”.

Com a atualização anual do sistema usado para efetuar o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, está ainda mais fácil encontrar na ficha, a opção “Doações Diretamente na Declaração - ECA", depois é só clicar no botão "Novo", escolher o fundo (Municipal – Barbalha – Ceará) e informar o valor a ser doado, que pode ser de 3% do imposto devido, ou seja, valor retirado do que já será pago pelo contribuinte.


Falta menos de uma semana, praticamente, para terminar o prazo de declarar imposto de renda pessoa física (IRPF), tributo cobrado pelo governo para todo brasileiro que teve renda (tributável ou de aluguel) superior a R$ 28. 559,70 durante ano passado (2018). O sistema da Receita Federal está disponível para download no computador, tablet ou smartphone. Por qualquer um deles é possível efetuar a doação dos 3% do imposto devido para projetos sociais, por exemplo, por meio do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente, ao qual o IACC, de Barbalha, está credenciado para receber as doações dos contribuintes.

 A doação mantem, de ao longo de todo ano, mais de 20 projetos sociais, como: casa de acolhida (dormitórios e alimentação), entrega de cestas básicas mensais às famílias das crianças e jovens em tratamento, ajuda na medicação de alto custo, transporte, consultas médicas, exames de vista, óculos, e agora, a manutenção do primeiro ambulatório do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil da região do Cariri. Todos esses serviços são gratuitos para crianças e jovens com câncer; a entidade sobrevive de doações o ano inteiro.


“É muito importante para nós, que fazemos o IACC, contar com a destinação desse recurso do contribuinte. É a certeza de que dias melhores virão, pois passamos por momentos difíceis, mas graças a Deus e à solidariedade das pessoas, estamos aqui, e sempre ampliando nossa rede de assistência nesses 16 anos de luta. A gente não para!”, conta Fátima Regina, diretora financeira da instituição.


 A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé



 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé


 A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé e área interna



 A imagem pode conter: 1 pessoa










*Mais informações e agendamento de entrevistas:*


Assessoria de Imprensa
Monike Feitosa
Whats: (88) 9.9664-1164
Insta: @e commonike
monikefeitosa@iacccariri.org.br