Açude em Tamboril sangra e vira atração para moradores da região


O açude de Sucesso, localizado na zona rural de Tamboril, no Interior do Ceará, começou a sangrar na tarde do último sábado (20), após fortes chuvas atingirem a região. O reservatório virou atração para os moradores e turistas que desejam se refrescar na região. 

De acordo com a Companhia de Gestão de Recurso Hídricos do Ceará (Cogerh), o açude de Sucesso é o 33º a sangrar no Estado. Ele tem 6,60 milhões de metros cúbicos de capacidade.


Antes dele, o último reservatório a atingir 100% de sua capacidade no Ceará foi o açude Santo Antônio de Russas, no município homônimo, no dia 5 de abril deste ano. Ainda conforme a Cogerh, 36 açudes do Estado estão com volume acima de 90%. 

Apesar dos aportes registrados durante o período chuvoso deste ano, o volume de águas nos maiores reservatórios cearenses continua baixos.  


Castanhão, por exemplo, está com 5,22% da sua capacidade. Ele é o maior reservatório do Estado e um dos responsáveis pelo abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).  

O procedimento é feito todos anos pela Cogerh, para aumentar o volume de água acumulada no reservatório. 

O segundo e o terceiro maior açude do Estado também estão com nível crítica. O Orós está com 8,56% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 7,58%. As dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na noite deste domingo (21).


DN